Perda auditiva não tratada: a surdez pode aumentar?

A resposta é sim!

A maioria das pessoas que recebem esse diagnóstico esperam, em média, 7 anos para começar a tratar a perda auditiva. Pois, nesse tempo, outras doenças podem vir à tona. Isso é preocupante!

Pense no exemplo de quem quebra o braço: a pessoa vai imediatamente buscar ajuda, não é? Com a audição não pode ser diferente. 

O adiamento do tratamento pode levar não só a uma perda maior da audição. Mas também, pode causar dificuldades na vida profissional e familiar, aumentando a possibilidade de desenvolver depressão.

Pois, pessoas com perda auditiva não tratada têm tendência a se isolar socialmente, ficando mais preocupadas e convivendo com a solidão, podendo assim desenvolver depressão. Esse comportamento intensifica o risco de estagnação mental.

Há também estudos que comprovam que a combinação destes fatores contribui para o esgotamento da energia mental, roubando a energia do cérebro necessária para outras funções cruciais, como lembrar, pensar e agir. Isso pode acelerar ainda mais o cenário para demência e doença de Alzheimer.

A necessidade de um grande esforço para ouvir, o tempo todo, todos os dias, cria uma tensão tão grande que é capaz de interferir no funcionamento padrão cerebral.

Procure o tratamento o quanto antes! Não existe vergonha por ter que usar aparelhos auditivos e atualmente, existem opções para todo gosto e bolso. Não deixe de se cuidar e de cuidar de quem você ama!

Aqui na Clínica você encontra os exames e tratamentos necessários para resolver de vez esses problemas, além de assistência técnica para todos os tipos de aparelhos auditivos. Estamos prontos para te receber. Agende sua avaliação clicando no link: https://bit.ly/3dk4HCg ou nos faça uma visita!

Compartilhar via:

  • ANA KELLY BARONI
  • Fonoaudióloga | CRFa 10045/SC
  • Responsável técnica
  • clinicaresonare@gmail.com