Por que a Fonoaudióloga Brinca?
O ato de brincar é um jeito de contextualizar a linguagem, sendo um recurso que colabora para que os objetos e ações criem e explorem sua fluência. Além disso, este recurso é utilizado para estreitar a relação com o paciente, contribuindo para o processo afetivo e cognitivo, estimulando as áreas de aprendizagem.
A criança consegue iniciar uma interação com quem até o momento não tem intimidade através do brincar. A partir desta interação nasce um momento de compartilhar os dois mundos: paciente e terapeuta. Toda criança deve ser estimulada desde muito cedo para desta forma conseguir desenvolver a linguagem oral.
Durante esse brincar, o desenvolvimento motor também pode ser estimulado (saltar, correr, dançar), é possível também adquirir e testar regras sociais o que vão proporcionar o bom desenvolvimento infantil.
São de extrema importância nesta fase, brincadeiras que são consideradas sem importância, como o “faz de conta”, pois ajudam a promover o desenvolvimento cognitivo, social e linguístico. Neste brincar é possível trabalhar habilidades como narração, contexto, simbolismo, atividades de vida diária.
O brincar cria vínculos muito significativos e de exploração do mundo. Através deste recurso se faz possível avaliar questões de linguagem basais. Além da avaliação, a terapeuta pode utilizar como mecanismo para objetivos terapêuticos específicos para a linguagem escrita, oral, fala, voz e até mesmo motricidade orofacial. As crianças devem explorar o momento da brincadeira e aprender da forma mais divertida possível, por isso, se você nota ou percebe algo diferente no brincar do (a) seu(sua) filho(a) ou tiver alguma dúvida sobre o brincar, entre em contato com uma fonoaudióloga.
Jules Vidal de Souza
Fonoaudióloga
Especializada no método PROMPT – Técnica de Tratamento para ensinar os sons da fala
ABA – Análise do comportamento aplicada
Clínica RESONARE